Quinta-feira, 28 de Março de 2024

Guarda Municipal aborda mais de 100 pessoas por dia descumprindo decretos em PG

2020-06-10 às 14:34

Diariamente, a Guarda Municipal de Ponta Grossa (GM), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Cidadania e Segurança Pública (SMCSP), aborda uma média de 108 pessoas nas ruas e promove orientações quanto a vigência dos decretos municipais de combate ao Coronavírus.

A informação faz parte de um levantamento promovido pela SMCSP e leva em conta as orientações e flagras feitos pelas equipes da GMPG no início do mês de junho. Ao todo, 544 pessoas foram abordadas de segunda a sexta-feira da semana passada. A maioria delas – 293 – não estavam respeitando a distância mínima entre outros cidadãos ou reunidas em aglomerações. O restante foi flagrado sem máscara pelos agentes e orientados sobre a exigência do uso da mesma para a proteção de todos.

De acordo com o secretário da SMCSP, Ary Lovato, o Município tem trabalhado constantemente na abordagem e orientação de cidadãos como forma de reforçar a importância do cumprimento dos decretos voltados ao combate do Coronavírus. “Além de termos equipes auxiliando na fiscalização diária de estabelecimentos e outras situações relacionadas, nós também temos promovido patrulhamentos para orientação da população sobre as exigências previstas nos decretos municipais e a importância do uso de máscaras como forma de diminuir a possibilidade de contágio pela Covid”, declara.

Segundo o comandante da Guarda Municipal, Edson Witek, todas as equipes estão orientadas sobre os decretos em vigência, podendo auxiliar a população sobre os procedimentos corretos e como evitar a disseminação do Coronavírus. “Assim como as equipes em campo, os agentes da Central de Monitoramento 153 estão devidamente informados sobre os decretos municipais e quais os protocolos indicados em relação à população e como as equipes da Guarda Municipal podem prestar atendimento”, ressalta.

Para o secretário Ary Lovato, os números indicam que ainda há uma parcela da população a ser alcançada em se tratando das ações de prevenção a Covid-19 e que, nesse sentido, o reforço das ações de conscientização promovidas pelo poder público se faz necessária. “Devido ao grande trabalho promovido pelo Município, nós temos registrado números relativamente baixos em relação a cidades de porte parecido com o de Ponta Grossa. Porém, isso não nos permite afrouxar as ações de prevenção e sim exige um reforço constante para que continuemos a avançar no combate ao Coronavírus. Por isso, manteremos as ações que têm sido desenvolvidas diariamente e, na medida do possível, iremos reforçar a abordagem e orientação dos cidadãos”, finaliza.