Sexta-feira, 29 de Março de 2024

Coluna Agro&Negócio: Armazenamento – Oportunidades no agro!

2021-04-26 às 15:28

As oportunidades muitas vezes estão nos detalhes. E os números, as estatísticas são caminhos para isso. Sem querer ensinar padre a rezar missa, ou ao agricultor a plantar um pé de feijão, ou um investidor saber onde aplicar sua grana, vejo uma grande oportunidade ao analisar os seguintes números: No Brasil, temos apenas 16% de “Capacidade de armazenagem instaladas nas fazendas em relação ao total (da produção) do País (%)”.

A informação é da Cogo Inteligência em Agronegócio, compartilhada em apresentação pela Kepler Weber, empresa centenária, gigante no setor de silos, esteiras e assim por diante.

VÍDEO:

Com uma equipe voltada à tecnologia, à inovação, a Kepler Weber vê com empolgação esses números. E garante “O Brasil tem um grande déficit de armazenamento de grãos, tanto em termos absolutos, quanto em comparação com outros países”.

Enquanto no Brasil temos apenas 16% de capacidade de armazenagem, a Argentina consegue estocar 21% dos seus produtos agrícolas, os países da União Europeia 50%, os EUA 56% e o Canadá 80%, segundo informa a FAO – órgão da ONU para a alimentação.

Aqui dentro de nossas fronteiras, em termos de toneladas, há defasagem de armazenamento de – 5,2 milhões de toneladas no Norte, – 12,7 milhões de toneladas na região Sul, no Centro-Oeste -55,7 milhões de toneladas.

Levando em conta a máxima análise, de todo dono de mercearia, “a lei da oferta e demanda faz o preço”, fica fácil imaginar que perdemos muita grana, ao ter que obrigatoriamente tirar a produção da terra, e imediatamente despachar para caminhões e navios. Lá do outro lado do mundo, nossos produtos ficam nos silos, e fazem a balança comercial pender ao bel prazer dos sileiros.

Tecnologia

A Kepler Weber com seu departamento de inovação, desenvolveu uma nova tecnologia para “contar”, no linguajar comum, a quantidade exata de grãos no silo. Por meio de sensores, com a tecnologia é possível além da exatidão do conteúdo, também saber a movimentação do estoque. O sistema de sensores é acoplado na parte superior do silo. Os recursos digitais podem ser acompanhados pelo produtor direto em aparelho de celular ou computador. Isso soma-se às tecnologias já conhecidas, que identificavam a umidade e temperatura dos gigantes tonéis.

 

MULTIMÍDIA PODCAST:

https://anchor.fm/s/2e1f7308/podcast/rss

Agro&Negócio

por Ricardo Weg

Formado em comunicação-social, letras e MBA em Marketing Digital (Fundação Getulio Vargas), Ricardo Wegrzynovski é multimídia (internet, TV e rádio). Empolgado com a vida, trabalha com marketing e tecnologia. Escreve também para o gigante The Rio Times. É assessor de comunicação em política. Nesse setor trabalhou com a equipe do ex-presidente dos EUA, Barack Obama. Em Brasília, onde morou por 13 anos, trabalhou na Câmara dos Deputados, Ipea, Ministério da Agricultura, e Presidência da República. No exterior trabalhou em Londres e Portugal. Paranaense gente boa, manezinho adotado pela ilha, mora em Floripa quando pode. No mais é “nômade digital”.