Quinta-feira, 28 de Março de 2024

Fazenda Escola da UEPG recebe reforço tecnológico para pesquisas agronômicas

2021-04-12 às 12:13

As pesquisas de professores e acadêmicos da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) recebem o reforço tecnológico de um novo equipamento para a sua Fazenda Escola Capão da Onça (Fescon). Trata-se da Semeadora de Parcelas Experimental, que será utilizada para a implantação de experimentos agronômicos necessários às dissertações de mestrado e teses de doutorado dos Programas de Pós-graduação em Ciências Agrárias. O equipamento também poderá servir às pesquisas de alunos de Iniciação Científica dos programas Institucionais e aos trabalhos de conclusão de curso.

O equipamento da marca SB Máquinas, modelo Semina 1, foi adquirido com recursos financeiros oriundos do Convênio com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, no valor de R$173.875,00.

A Semeadora de Parcelas permite a produção de experimentos com as mais diversas culturas agrícolas como: trigo, soja, milho, cevada, feijão, aveias e sorgo. O diretor de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa e de Pós-graduação, professor Rodrigo Rodrigues Matiello, explica que a máquina possui três diferentes mesas de distribuição de sementes, o que viabiliza a semeadura de parcelas experimentais com número variável de linhas/parcela

“Por exemplo, numa das mesas de semeadura é possível semear até nove diferentes genótipos, numa única parcela com nove linhas de semeadura”, informa.

Para o administrador da Fescon, Vanderson Romko, a aquisição do equipamento é muito importante para as pesquisas que são realizadas por professores e alunos no local. “O uso da tecnologia é fundamental para evitar erros e alcançar resultados mais precisos em experimentos agronômicos”, afirma.

da AeN