Sexta-feira, 29 de Março de 2024

Paulo Gustavo sofre embolia e estado de saúde do ator é crítico

2021-05-03 às 16:57

Internado em decorrência de complicações da Covid-19 desde o dia 13 de março, o ator Paulo Gustavo teve uma piora significativa nas últimas horas. A equipe médica detectou uma fístula broncovenosa – uma abertura entre os pulmões e as veias.

Devido a isso, bolhas de ar entraram na corrente sanguínea do artista, causando uma embolia, insuficiência cardíaca e lesões cerebrais.

Ainda não há como medir a extensão das lesões e os médicos avaliam a possibilidade de uma nova cirurgia – de risco altíssimo – para fechar a fístula. Paulo Gustavo segue precisando da ECMO, espécie de pulmão artificial.

Paulo Gustavo chegou a acordar e interagir com marido antes de piora

O ator Paulo Gustavo, que nesta segunda-feira (3), teve piora significativa em seu estado de saúde, chegou a acordar e interagir com o marido, Thales Bretas, no domingo (2). Internado no dia 13 de março com Covid-19 em um hospital da Zona Sul do Rio, ele apresentou embolia gasosa disseminada, incluindo o sistema nervoso central, em decorrência de uma fístula bronquíolo-venosa, em decorrência de uma fístula bronquíolo-venosa.

“Ontem à tarde, após redução dos sedativos e do bloqueador neuromuscular, o paciente acordou e interagiu bem com a equipe profissional e com o seu marido”, dizia o comunicado liberado pela assessoria de imprensa do ator de 42 anos hoje à tarde.

O novo boletim revelou a piora no estado de Paulo que passa por um tratamento com ECMO, que funciona como pulmões e coração artificiais em pacientes que estão com os órgãos comprometidos – o recurso tem sido utilizado em casos graves de pacientes com Covid-19.

“Internado desde 13 de março, no Rio de Janeiro, com quadro de COVID-19, Paulo Gustavo permanece no Serviço de Terapia Intensiva e nas últimas 24 horas surgiram complicações graves. Depois de alguma melhora, Paulo Gustavo subitamente piorou no dia de ontem”, afirmada o boletim. “Hoje, dia 03/05, a assessoria de imprensa do ator emite novo boletim médico informando que: ”Ontem à tarde, após redução dos sedativos e do bloqueador neuromuscular, o paciente acordou e interagiu bem com a equipe profissional e com o seu marido. À noite, subitamente, houve piora acentuada do nível de consciência e dos sinais vitais, quando novos exames demonstraram ter havido embolia gasosa disseminada, incluindo o sistema nervoso central, em decorrência de uma fístula bronquíolo-venosa'”, explicava o texto.

‘”Infelizmente, a situação clínica atual é instável e de extrema gravidade.’ A  família do ator continua agradecendo todo o carinho e pedindo orações para uma recuperação de Paulo Gustavo, assim como das demais pessoas acometidas por essa doença terrível”, finalizava o documento.

da Veja Rio e Revista Quem