Sexta-feira, 19 de Abril de 2024

Vídeo: Destroços de foguete chinês caem no oceano; objetos foram avistados em Santa Catarina

2021-05-09 às 10:55

O foguete chinês que estava caindo descontroladamente atingiu a Terra na noite deste sábado (8). Os destroços caíram no Oceano Índico, a oeste do arquipélago das Maldivas. No Brasil, objetos foram avistados em Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo e Minas Gerais.

Em Santa Catarina, a câmera de monitoramento de uma estação em Monte Castelo registrou o objeto passando pouco após as 18h30min de sexta-feira (7).

O foguete foi lançado em 29 de abril, com a missão de levar ao espaço o primeiro módulo da nova estação espacial da China. O foguete Longa Marcha CZ-5B tem, no total, 57 metros. Mas seu compartimento de carga, na “ponta” do foguete, tem bem menos, cerca de 27 metros e 25 toneladas. O restante do foguete, se desprende do compartimento de carga assim que sua função no lançamento é cumprida. Após o desacoplamento, esses estágios podem voltar à órbita da Terra.

Todos os dias pequenos pedaços de lixo espacial reentram na atmosfera terrestre. Chama-se lixo espacial todo material que tem ficado em órbita terrestre desde o início da exploração do espaço. Os pequenos pedaços, ao caírem, provocam fricção com a atmosfera terrestre e acabam incinerados ou desintegrados, não havendo preocupação. Já partes maiores, como é o caso do CZ-5B, podem conseguir ultrapassar essa barreira natural e atingir o solo.

Da redação com assesssorias