Quinta-feira, 28 de Março de 2024

Economia & Vida: 5 dicas para economizar durante a pandemia, por Sara Pavarini

2021-04-12 às 15:08

A crise na saúde, que o Brasil tem enfrentado desde o início de 2020, tem agravado também uma crise econômica que já é sentida pela maioria dos brasileiros.

Neste cenário todos precisam buscar oportunidades para economizar e passar por este período da melhor maneira possível. E quem sabe levar estas regras de ouro para a torna sua vida financeira mais saudável, mesmo após a pandemia. Separei 5 dicas para você aplicar no seu dia a dia:

1. Organize e planeje o seu orçamento

Esta dica parece óbvia, todo mundo precisa controlar seu orçamento, certo? Sim é uma verdade inegável, mas essa não é realidade de quase metade da população no Brasil. Segundo pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) 48% dos brasileiros não adotam nenhum método para controlar o próprio orçamento.

Você precisa começar hoje mesmo a controlar seu orçamento e não basta anotar o que gastou no final do mês, você precisa fazer isso antes dos gastos ocorrerem. Precisa fazer um planejamento dos seus gastos futuros.

Você pode usar um dos inúmeros aplicativos disponíveis para os celulares, uma planilha no computador ou mesmo um caderno, se você for mais tradicional, o importante é fazer e manter sempre atualizado.

Sua saúde financeira depende deste controle, não deixe para depois!

2. Corte os gastos desnecessários

Quando você organizar seu orçamento saberá exatamente para onde está indo seu dinheiro, agora você pode cortar aqueles gastos recorrentes supérfluos.

Também é recomendável que ao menos uma vez ao ano você verifique seus planos de internet, celular, TV a cabo e streaming (serviços de conteúdo online que nos permitem consumir filmes, séries e músicas). Verifique se o seu plano atual lhe atende ou se há oportunidade de migrar para outro plano com um custo menor.

3. Evite a filosofia do “Eu mereço”

Nós trabalhamos muito, estamos um pouco mais estressados do que habitual com a rotina imposta pela pandemia e é muito natural entrarmos em uma onda de “vou comprar isso porque eu mereço”, troque o “eu mereço” por “eu preciso?” ou “eu posso?”.

Isso não quer dizer que você precisa deixar de fazer tudo que gosta para economizar, não é isto, é apenas uma questão de controle. Reserve uma quantia para lazer, para pedir comida no delivery , mas seja fiel ao seu planejamento , não ultrapasse o orçamento.

4. Faça a lista do mercado

Durante a pandemia devemos evitar “passeios” ao mercado e apenas um membro da família irá fazer as compras, isso nos traz uma grande oportunidade para economizar.
Planeje seus cardápios e faça uma lista para o mercado enxuta, que atenda realmente suas necessidades. Como apenas um membro da família irá o mercado, escolha aquele que é mais objetivo e irá seguir a lista a risca.
Verifique também as formas de delivery dos mercados, os custos de entrega geralmente são baixos e você economiza tempo para dedicar as outras tarefas de casa ou do trabalho.

5. Faça você mesmo

A filosofia do DIY (Do it Yourself) ou Faça Você Mesmo, tem ganhado força no Brasil da pandemia. Nós estamos muito acostumados com as facilidades de contratar profissionais especializados até para os reparos mais simples do dia a dia.

Este momento de isolamento social é uma excelente oportunidade para aproveitarmos nossas habilidades e aprender a fazer pequenos reparos ou mudanças que precisamos nas nossas casas sem gastar muito. A internet tem uma infinidade de vídeos e tutorias para lhe ajudar nestes projetos.

A pandemia vai passar, a vacina já está aí e em breve poderemos olhar para o futuro de uma forma diferente, mas porque não aproveitar este momento para sair desta crise fortalecidos e com a financeira em dia? Vamos lá!