Quinta-feira, 18 de Abril de 2024

Indústrias de PG e região que incentivarem colaboradores a concluir a Educação Básica podem concorrer ao Selo Sesi Indústria Parceira da Educação

2021-05-03 às 11:29

O Sesi no Paraná está com inscrições abertas para a segunda edição do Selo Sesi Indústria Parceira da Educação. Iniciado em 2020, a certificação reconhece indústrias que incentivam os colaboradores a voltar a estudar. Além de apoiar as empresas por meio da Educação Básica por meio da Educação de Jovens e Adultos (EJA), a iniciativa também contribui para o aumento de competitividade do setor industrial, com a formação de profissionais mais qualificados. Em Ponta Grossa, a unidade do Sesi já está recebendo as matrículas de alunos indicados pelas indústrias da região, que podem ser colaboradores, dependentes ou outros membros da comunidade, desde que venham por recomendação de empresas do setor.

Aqueles que participarem dessa ação terão acesso a um curso de Qualificação Profissional, ofertado na modalidade semipresencial, além da EJA propriamente dita, com aulas na modalidade EaD. O programa é aberto a homens e mulheres (trabalhadores de indústria ou não), acima de 18 anos, com turmas de Ensino Fundamental II e Ensino Médio. O curso é organizado por disciplinas (módulos), cursadas uma de cada vez, com duração variada, de 2 semanas a três meses. Desta forma, os novos alunos podem ingressar quando um novo módulo/disciplina estiver iniciando, ou seja, há várias oportunidades de entrada ao longo do ano.

Em Ponta Grossa, os interessados também podem obter mais informações diretamente na unidade do Sesi pelo telefone (42) 3219-5039 – atendimento por WhatsApp.

 

Certificação e premiação para indústrias

No ano passado, 34 indústrias participaram do programa em todo o Estado, com a efetivação de 1.208 matrículas na EJA do Sesi. “Em 2021, esperamos expandir os bons resultados obtidos no ano passado, com uma participação ainda maior das indústrias de todo o Paraná, levando educação de qualidade para os trabalhadores que, por algum motivo, não tiveram condições de concluir o Ensino Fundamental ou Ensino Médio na idade indicada para cada etapa da escolarização. Essa é uma excelente oportunidade não só para as empresas, que precisam de mão de obra qualificada, mas principalmente para os trabalhadores e para toda a comunidade, que pode participar da ação, por meio da indicação das indústrias”, afirma Jacielle Feltrin Ribeiro, Gerente de Educação e Negócios do Sistema Fiep.

As três indústrias que indicarem um maior número de alunos, proporcionalmente ao seu número de funcionários, receberão uma premiação, além da certificação. No ano passado, as indústrias vencedoras foram: Fabricio Antônio Moreira Neto Eireli (categoria micro e pequena indústria); Fieng Construtora de Obras Ltda (categoria média indústria); e Baston Indústria de Aerossóis (categoria grande indústria). A premiação consiste em troféu, acervo bibliográfico e certificado, além de cursos nas temáticas de empreendedorismo, tecnologia e indústria 4.0 ofertados pelo Sistema Fiep.

As inscrições para concorrer ao Selo Sesi Indústria Parceira da Educação devem ser feitas pelo site http://www.portalods.com.br, até o dia 30 de setembro.

 

SOBRE O SISTEMA FIEP

O Sistema Fiep é composto pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Serviço Social da Indústria (Sesi), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Instituto Euvaldo Lodi (IEL). As instituições trabalham integradas em prol do desenvolvimento industrial. Com linhas de atuação complementares, realizam a interlocução com instâncias do poder público, estimulam o fomento de negócios nacionais e internacionais, a competitividade, a inovação, a tecnologia e a adoção de práticas sustentáveis, e oferecem serviços voltados à segurança e saúde dos trabalhadores, à educação básica de crianças, jovens e adultos, à formação e aperfeiçoamento profissional, à formação de nível superior, além de capacitação executiva.

da Assessoria / Foto: Google