Quinta-feira, 28 de Março de 2024

Diplomação dos eleitos em PG acontece na próxima quarta-feira (16)

2020-12-09 às 09:56

Após as eleições municipais terem sido finalizadas em novembro, o próximo passo agora é a diplomação dos eleitos. Com a promulgação da Emenda Constitucional (EC) nº 107/2020, que adiou as eleições municipais para 15 (1º turno) e 29 de novembro (2º turno), ficou estabelecido que os eleitos e suplentes terão até o dia 18 de dezembro para serem diplomados.

Em Ponta Grossa, segundo o Fórum Eleitoral, a diplomação dos eleitos será na próxima quarta-feira, dia 16. Ela será online e sem qualquer tipo de cerimônia ou ato presencial. Serão contemplados neste dia, a prefeita eleita, Elizabeth Schmidt (PSD), o vice-prefeito eleito, Capitão Saulo (PSD), além de 19 vereadores e mais três suplentes de cada um. Um edital deverá ser publicado em breve pela Justiça Eleitoral comunicando a data da diplomação.

A diplomação é o ato pelo qual a Justiça Eleitoral atesta que o candidato foi efetivamente eleito pelo povo e, por isso, está apto a tomar posse no cargo. Nessa ocasião, ocorre a entrega dos diplomas, que são assinados, conforme o caso, pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) ou da junta eleitoral.

 

Foto: Divulgação