Quinta-feira, 28 de Março de 2024

Cadeiras especiais garantem acessibilidade na Ilha do Mel

2021-02-09 às 16:46

A cadeira anfíbia, com pneus adaptados, facilitou a vida de dona Francisca Alves de Lima, 75 anos, ao visitar a Ilha do Mel, no Litoral do Paraná. A cadeira serve para trilhas em areia e também para banhos de mar.

Com má circulação nas pernas, ela foi a primeira usuária do benefício, disponibilizado pelo Instituto Água e Terra (IAT) desde o dia 7 de janeiro deste ano.

Órgão vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, o IAT adquiriu quatro cadeiras para uso de moradores e veranistas durante todo o ano, mediante cadastro prévio. Ao todo, 15 pessoas utilizaram o equipamento em um mês, a maior parte durante os finais de semana.

“É um sonho realizado conhecer a Ilha do Mel”, disse dona Francisca. Moradora de Ivaiporã, no Norte do Estado, ela estava de férias com a família em Matinhos, também no Litoral, quando resolveu visitar os encantos das áreas de preservação da Ilha. “Essa cadeira me ajudou a andar pelas trilhas e me sinto honrada de ter inaugurado o serviço”, afirmou.

Para o neto de dona Francisca, Danilo de Lima Frederico, basta pouco esforço para empurrar o equipamento pelas trilhas de areia. “A cadeira é incrível e fácil de empurrar. Conseguimos ir até a beira da praia, que era onde queríamos conhecer”, afirmou.

“Este foi um grande passo para garantir que pessoas com deficiência agora possam andar nas trilhas com areia e usufruir das praias. As cadeiras dão mais qualidade e oferecem acessibilidade para as pessoas que precisam”, disse o secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Márcio Nunes.

Podem utilizar as cadeiras anfíbias disponibilizadas nas praias de Encantadas e Brasília, todas as pessoas asseguradas pela Lei nº 13.146/2015, que institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência.

Portadora de paralisia cerebral, Gabrielli Schmitti Ferreira da Silva, de 15 anos, utilizou a cadeira no último sábado. A mãe de Gabrieli, Suzana Maria Schmitti Ferreira da Silva, relatou a experiência.

“A cadeira é muito melhor que a de rodas, que não passaria de jeito nenhum nas trilhas. O acesso seria bem mais limitado”, disse. Ela contou que em algumas partes como a Gruta das Encantadas, é difícil de manobrar a cadeira de rodas, devido ao terreno íngreme e com pedras, fruto da característica de preservação que a Ilha do Mel possui.

ÁREAS PRESERVADAS – Cerca de 95% da superfície da ilha constitui uma Estação Ecológica, criada por decreto em 1982. O objetivo é a preservação e reconstituição de manguezais, restingas, brejos litorâneos e caxetais.

Outros 5% do território constitui um Parque criado em 2002 com o objetivo de preservação e reconstituição dos seus ambientes naturais de praia, costões rochosos, importantes remanescentes da Floresta Ombrófila Densa Submontana e de Terras baixas associada à Floresta de Restinga, proporcionando a proteção integral da Diversidade Biológica.

As áreas de preservação possuem como entorno belíssimas praias e atrativos turísticos, como a Fortaleza de Nossa Sra. dos Prazeres, o Morro do Farol e a Gruta das Encantadas, que, ao longo dos anos, transformaram a Ilha do Mel num dos pontos mais visitados por turistas no Paraná.

PARQUES PARANÁ – A disponibilização de cadeiras anfíbias durante todo o ano na Ilha do Mel vem ao encontro do Programa Parques Paraná. O programa visa a valorização do desenvolvimento do turismo de forma sustentável nas Unidades de Conservação (UC) abertas à visitação pública.

A população dispõe de duas cadeiras na praia de Encantadas e outras duas na praia de Brasília. “Por se tratar de área de preservação, não tem acessibilidade em toda a Ilha do Mel, então as cadeiras anfíbias foram alternativas para garantir o acesso a todas as pessoas nessa Unidade de Conservação”, afirmou o diretor de Patrimônio Natural do IAT, Rafael Andreguetto.

Da Agência Estadual de Notícias