Quinta-feira, 18 de Abril de 2024

Governo recebe propostas para estudos ambientais da Ponte de Guaratuba

2021-02-15 às 13:54
O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) divulgou nesta segunda-feira (19) as notas das empresas que participam do processo licitatório que vai contratar o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) da Ponte de Guaratuba. A Engemin, de Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, recebeu nota 96,44 e a ECR Engenharia, do estado de São Paulo, 94,82. Este resultado levou em consideração tanto a nota técnica quanto o preço ofertado. Curitiba, 19/03/2018., Foto: Arnaldo Alves/ANPr

A sessão de abertura das propostas dos consórcios interessados em realizar estudos ambientais para a construção da Ponte de Guaratuba, no Litoral, aconteceu na sexta-feira (12), na sede do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), em Curitiba. No total, oito consórcios foram selecionados para participar da licitação.

O objetivo é a elaboração de Estudos de Impacto Ambiental (EIA), Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) e estudos preliminares de engenharia para implantação da Ponte e seus acessos.

O investimento estimado é de cerca de R$ 4,8 milhões e será realizado em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), dentro do Programa Estratégico de Infraestrutura e Logística de Transportes do Paraná. O tempo estimado para elaboração dos estudos é de 420 dias corridos (14 meses). Os resultados do EIA/RIMA serão apresentados em audiência pública após sua conclusão.

“A construção da Ponte de Guaratuba está no imaginário dos paranaenses há muito tempo e é uma das prioridades do Governo. Com a elaboração dos estudos ambientais e de engenharia, mais um passo importante será dado”, pontuou o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex.

A licitação acontece na modalidade de Seleção Baseada na Qualidade e Custo (SBQC), em que a vencedora será selecionada de acordo com as melhores propostas técnicas e de preço.

“Os consórcios que estão participando deste edital nos enviaram Manifestação de Interesse (MI) ainda no ano passado”, explicou o diretor-geral do DER/PR, Fernando Furiatti. “Selecionamos os melhores e formamos uma lista curta, para a qual enviamos solicitação de propostas em janeiro, após a publicação do edital. Agora, o corpo técnico do DER fará análise dessas propostas para definir o vencedor da licitação”.

AVANÇOS – O edital prevê a elaboração de um Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA) e de estudos preliminares de engenharia, utilizando como base o Estudo de Viabilidade Técnica Econômica e Ambiental (EVTEA) da Ponte de Guaratuba, já concluído e aprovado pelo DER/PR.

Nesta nova etapa, além do desenvolvimento do EIA-RIMA, serão validados os apontamentos realizados pelo EVTEA através de estudos preliminares de engenharia, buscando a melhor solução do ponto de vista técnico, econômico e ambiental. O objetivo é que a Ponte de Guaratuba seja uma obra harmônica com as estruturas vizinhas e integrada com o meio ambiente.

Após essa etapa, o DER/PR fará as contratações dos projetos básico e executivo.

da AeN