Sexta-feira, 29 de Março de 2024

Lançamento do ‘Natal Brilhante’ encanta moradores de Guarapuava em transmissão pela internet

2020-12-11 às 09:17

As luzes de Natal de Guarapuava, cidade que completou 201 anos nesta semana, sempre chamaram a atenção e atraíram muitos visitantes. Em 2020, porém, a pandemia da Covid-19 mudou a dinâmica das festividades guarapuavanas com a suspensão do Coral dos Anjos, mas sem perder o brilho e encantamento tradicionais. Desta vez, o Município ganhou luzes e enfeites em diversas ruas e pontos turísticos, incluindo os três distritos. Seo Francisco Leite, morador do Residencial 2000, foi o guia do passeio em família. “Temos que viver esse momento especial do Natal, sem esquecer dos cuidados de proteção para evitar a doença. Está tudo muito bonito e os filhos ficaram muito felizes de poder conhecer a decoração”, declarou.

 

Na noite desta quarta-feira, às 20h, teve início o Natal Brilhante Guarapuava, sendo transmitido pelas redes sociais da Prefeitura Municipal, direto da Praça 9 de Dezembro. Além da decoração especial, uma apresentação artística com a presença do Papai Noel, que usava máscara de proteção, animou quem assistia pelas redes sociais.

 

Praça 9 de Dezembro foi palco do lançamento do Natal Brilhante. – Foto: Secom

 

Por causa do coronavírus, neste ano, a decoração foi ampliada para outras regiões da cidade. Além dos lugares tradicionais, desta vez bairros e algumas avenidas foram escolhidos para serem decorados, assim como os pontos conhecidos da Praça 9 de Dezembro, Lagoa das Lágrimas e Lago. Para o prefeito Cesar Silvestri Filho, todas essas ações foram criadas com o objetivo de promover o espírito do natalino.

 

Prefeito faz abertura oficial do Natal Brilhante no aniversário da cidade. – Foto: Secom

 

Durante a live transmitida pelo Facebook e Instagram da Prefeitura, Cesar Silvestri Filho comentou acerca do processo de montagem do Natal Brilhante.

 

Nós tivemos que nos adaptar a essa pandemia, evitar os eventos que causam aglomerações, por isso a decoração foi espalhada pela cidade, porque nós jamais iríamos deixar que o Natal de Guarapuava perdesse o seu brilho, apesar dessas mudanças. O nascimento de Jesus traz esse espírito de fé, esperança e força para aquecer nossos corações e ajudar a superar as dificuldades., explicou o prefeito.

 

Praça 9 de Dezembro ganhou árvore, anjos e outros adereços com o tema do Natal. – Foto: Secom

 

Por fim, o prefeito comentou sobre a programação e fez um agradecimento especial a todos os profissionais envolvidos para que o evento pudesse ser iniciado. “Estou feliz por termos conseguido fazer uma belíssima programação de Natal. Agradeço a equipe da prefeitura pelo empenho e esforço ao procurar alternativas. ”, finalizou o prefeito.

 

 Carreata seguiu pela cidade visitando os principais locais decorados. – Foto: Secom

 

Carreata do Natal Brilhante

Após a live na Praça 9 de Dezembro, uma carreata com o Papai Noel e as personagens teve início. O trenzinho percorreu as principais ruas, distribuindo alegria e mensagens de paz e esperança para quem estava nas ruas ou acompanhava pelas janelas das casas.

 

Árvore de Natal ilumina a Lagoa das Lágrimas. – Foto: Secom

 

A Lagoa ganhou diversos adereços espalhados pelas luminárias e um espaço para tirar fotos com um boneco do Papai Noel rodeado de caixas de presentes, além do pinheiro, símbolo da festa.  Dona Marcia Praticouski, que esteve no local com o marido e os filhos, disse que a alegria de viver esse momento é única. “Está tudo muito bonito! Assim como uma mãe espera um filho, nós nos preparamos durante todo ano para vivenciar esse momento em que comemoramos o nascimento de Jesus, cheio de esperança e fé. Em meio a essa situação difícil, temos esse momento de alegria e disposição pra encerrar o ano.”, declarou em meio a um sorriso oculto pela máscara, mas explicito pelo olhar.

 

 

Casa do Imigrante é chama a atenção de quem passa pela Avenida Manoel Ribas. – Foto: Secom

 

As avenidas ganharam luzes nas rotatórias e nos novos postes de iluminação de led. Próximo ao parque das Crianças, as luzes que atraem a admiração de quem passa estão na Casa do Imigrante, rodeada de árvores iluminadas. No Lago, anjos estão no espaço que tradicionalmente é ocupado pelos pequenos guarapuavanos durante a apresentação do Coral dos Anjos. A ponte símbolo do cartão postal da cidade também não ficou de fora.  Seo Amilton Silva conta que a filha Carol, de 4 anos, adorou tudo o que viu. “Ela fica muito animada, pula, dá risadas, enfim, gosta muito de tudo isso.”, declarou.

 

Moradores visitam Parque do Lago. – Foto: Secom

 

A decoração permanece instalada na cidade até o início de 2021.