Sexta-feira, 19 de Abril de 2024

Seminaristas de PG utilizam tecnologia e propõe leitura da bíblia em 365 em podcasts

2021-04-14 às 09:14

 Que tal ler a Bíblia inteira em 365 dias? É isso que propõe um projeto de evangelização desenvolvido pelos seminaristas do Seminário Maior São João Maria Vianney, de Ponta Grossa. Ainda em fase de pré-divulgação, a ideia central é realizar a leitura de toda a Bíblia em um ano, por meio de podcasts. A data prevista para a divulgação do primeiro episódio é 16 de maio, Dia das Comunicações Sociais.

     A divulgação e detalhamento do projeto estão sendo feitas no Instagram (@abiblia.em1ano ou o facebook.com/seminariopg), canal utilizado também para interagir com os internautas. O conteúdo vai ficar disponível em várias plataformas, entre elas Google Podcasts e Spotify. Cada dia terá a leitura de dois a três capítulos da Bíblia e mais uma reflexão, seguindo uma linha do tempo, até que em 365 dias se terá lido a Bíblia inteira.

      ‘A Bíblia em 1 ano’ tem o objetivo de redescobrir e aprofundar o valor da Sagrada Escritura na vida da Igreja. Na nossa fé católica, sabemos que a Palavra de Deus é, antes de tudo, Jesus Cristo, o Verbo de Deus feito homem. E Jesus se faz presente na Igreja por meio do testemunho dos seus membros, da liturgia, da vida de oração e, por meio da Sagrada Escritura, a Bíblia. Toda essa vivência da Igreja foi deixada por Jesus a encargo dos Apóstolos. Ou seja, Tradição Apostólica forma junto com a Sagrada Escritura o depósito da Fé, cuja autêntica interpretação é garantida pelo Magistério da Igreja, formado pelos bispos em comunhão com o Papa”, explica o seminarista Iuri Nack Buss.

            De acordo com o seminarista, entende-se, portanto, que encontramos a Palavra de Deus, em toda a vida da Igreja. “E de um modo especial, encontramos com essa Palavra de forma escrita, na Bíblia, que adquire, assim, um papel fundamental na animação e sustento de toda a ação da Igreja, que prolonga no mundo a ação salvífica de Jesus. Contudo, sabemos que às vezes nos falta um conhecimento global de toda a Bíblia. Muitas vezes conhecemos várias partes da Sagrada Escritura, mas não sabemos contextualizá-las com a totalidade da História da Salvação, cujo ápice se deu no Mistério Pascal de Jesus Cristo”, argumenta o seminarista.

            Levando em conta todos esses aspectos, o projeto propõe, para cada dia, dois a três trechos bíblicos. Essas leituras, assim como um comentário meditativo para cada dia, serão gravadas em formato de podcast – uma espécie de programa de rádio – que terão suas faixas de áudio disponíveis na internet para serem ouvidas a qualquer momento. “Por isso, todos os dias, a partir de 16 de maio, um novo episódio vai ao ar, de modo que em 365 dias teremos lido toda a Bíblia”, ressalta Iuri Buss.

     Para saber mais informações sobre como participar, siga a página do projeto no Instagram: https://instagram.com/abiblia.em1ano?igshid=2gzsz523jgsq A Bíblia que será utilizada para as leituras é a tradução oficial da CNBB. A permissão para uso do Plano de Leitura ‘The Bible in a Year w/ Fr. Mike Schmitz (ft. Jeff Cavins)’ foi concedida por ‘Ascension’. A versão original pode ser baixada em ascensionpress.com/bibleinayear. Todos os direitos desse plano estão reservados a ‘Ascension’.