Quarta-feira, 24 de Abril de 2024

Vinhos & Viagens: Desempenho da comercialização de vinhos nacionais em 2020

2020-12-29 às 14:11

O ano de 2020 já foi batizado como o ano do vinho brasileiro, dados oficiais da União Brasileira de Vitivinicultura (Uvibra) mostram uma comparação dos números dos mesmos 11 meses de 2019 em relação a 2020. Os vinhos finos tranquilos  mostram um incremento de 58,11% no mesmo período, passando de 14.366.055 litros para 22.713.777 litros comercializados, já os espumantes tiveram venda de 4.300.442 litros este ano, em torno de 14% menos que o ano passado, números que foram afetados devido ao cancelamento de eventos e festas devido a pandemia.

“Realmente 2020 é o ano do vinho brasileiro. A percepção da qualidade do produto pelo próprio brasileiro que, movido pela alta do dólar, passou a optar pelos rótulos nacionais, é motivo de comemoração, pois mostra um novo período para o setor”, celebra o presidente da Uvibra, Deunir Argenta. “Tínhamos uma expectativa maior em relação aos espumantes, mas ainda temos dezembro para contabilizar. Mesmo assim, acreditamos que a pandemia mudou o comportamento do consumidor e o vinho passou a ser o grande companheiro, enquanto o espumante, líder das festas de final de ano, perdeu um pouco do seu brilho em razão do momento pandêmico vivido”, avalia Argenta. O cancelamento de eventos e a falta de garrafas também influenciou no desempenho final.

Além do câmbio e da percepção da qualidade da produção nacional, o ano da ‘Safra das Safras’ também trouxe o aumento da competitividade do vinho nacional, a melhor distribuição e a facilidade no acesso com o uso de ferramentas como o e-commerce. “O consumidor está aberto a viver novas experiências, a fazer descobertas, a degustar o diferente, o novo. E o Brasil tem tudo isso”, explica o presidente. Hoje, 26 regiões produtoras de 10 estados brasileiros elaboram vinhos, espumantes e sucos de uva de diferentes estilos e categorias, para distintos apreciadores e momentos.

Confira os números nas tabelas abaixo:

 

Vinhos & Viagens

por Patrícia Ecave

Patrícia Ecave é jornalista, digital Influencer e sommelière paranaense. Trabalhou com radiojornalismo, assessoria de imprensa, eventos, produção de vídeos, funcionalismo público, gestão administrativa e gestão de pessoas. Realizou viagens enogastronômicas e cursos no país e no exterior, como Vale dos Vinhedos, Cone sul e Europa. Organiza workshops, cursos, jantares harmonizados, treinamento de equipes e consultoria geral. Escreve sobre viagens, vinhos e gastronomia.