Sexta-feira, 29 de Março de 2024

Vinhos & Viagens: Grandes mulheres do mundo do vinho, da gastronomia e do turismo

2021-03-08 às 15:40
Patrícia Ecave

A existência do dia internacional da mulher é motivo de grande alegria para mim, não só pelo fato de eu ter nascido nesse dia, mas por termos tanto a comemorar coletivamente. Nós mulheres temos uma trajetória de lutas e conquistas nas últimas décadas, no entanto o preconceito e a desigualdade ainda existem, seja no mercado de trabalho ou em relação a outras questões sociais. Quando falo em igualdade gosto de enfatizar que entendo que nós mulheres somos diferentes dos homens, mas somos todos seres humanos, independente de gênero. Temos condições plenas de trabalharmos todos juntos, complementando nossas virtudes, sem que a mulher seja diminuída e reduzida a estereótipos.

Temos muito o que conquistar ainda, mas, mesmo com todas as dificuldades que enfrentamos, temos inúmeros exemplos de mulheres profissionais em todos os setores que merecem nosso apreço e destaque como força e exemplo a ser seguido. No artigo de hoje, destaco algumas mulheres profissionais do vinho, da gastronomia e do turismo!

 

Vinhos

Jancis Robinson

A inglesa Jancis Robinson é a mulher mais importante do mundo do vinho da atualidade e merece lugar de destaque. “jancisrobinson.com”, o site que leva seu nome, é uma das melhores referências para quem quer estar atualizado sobre este segmento tão peculiar. Jornalista, ela foi a primeira mulher, então fora do negócio do vinho, a obter o título de Master of Wine, isso no já distante ano de 1984. Jancis conquistou títulos importantes, sempre fruto do seu trabalho – ela, por exemplo, é uma das responsáveis por escolher os vinhos da adega da rainha da Inglaterra, e foi condecorada com o mérito agrícola francês (o currículo completo dela pode ser acessado em seu site). Seus livros são ótimos. Há desde publicações mais condensadas, indicadas para iniciantes, como o “Expert em vinhos em 24 horas”, até estudos de referência como o “The Oxford Companion to Wine” ou o “Wine Grapes”, um completo guia com quase 1.400 uvas. Muitos de seus livros já foram traduzidos para o português.

 

Susana Balbo

Considerada a primeira dama do vinho argentino, queria estudar física nuclear, mas foi impedida pelos pais e acabou se envolvendo nos negócios da família.

É a 1a Enóloga argentina formada em 1981 e proprietária da  Susana Balbo Wines, com modernas instalações em Mendoza. O Nosotros 2014 é um dos grandes vinhos produzidos por ela que conseguiu 98 pontos de James Suckling e 96 do Guía Descorchados.

 

Gastronomia

Janaína Rueda

A Chef Janaína além de comandar o império do porco, com agora 4 restaurantes diferentes no centro de São Paulo, ministra aulas de gastronomia para menores infratores e ainda está revitalizando a merenda das escolas paulistas. Estima-se que mais de 1,5 milhão de crianças já foram impactadas pelo projeto.

 

Turismo

Jasmine Cardozo Moreira é pontagrossense (minha conterrânea), formada em Turismo e com 2 pós-doutorados (Espanha e Estados Unidos). Entre seus trabalhos se destaca o Primeiro Guia de geoturismo de Fernando de Noronha. Também destaco que foi a única brasileira a participar da publicação sobre Turismo e gestão em áreas protegidas da União Internacional de Conservação da Natureza (IUCN), traduzido para 5 idiomas, entre eles o mongolês. Desenvolve, ainda, projetos de pesquisa em colaboração com o Serviço Geológico e Serviço Florestal dos Estados Unidos, através da Universidade de West Virginia. Já participou como palestrante convidada em 4 universidades chinesas, entre elas a Universidade do Esporte de Xangai e a Universidade de Pequim, além de outros trabalhos que já realizou pelo mundo a fora levando o nome do Brasil e a capacidade feminina nesse setor importante para economia.

“Através do turismo, cada vez mais mulheres entram para o mercado de trabalho e garantem o seu sustento de forma digna”, destacou Jasmine, uma consideração importante e que nos orgulha.

 

A todas as mulheres, parabéns pelo seu dia!

Vinhos & Viagens

por Patrícia Ecave

Patrícia Ecave é jornalista, digital Influencer e sommelière paranaense. Trabalhou com radiojornalismo, assessoria de imprensa, eventos, produção de vídeos, funcionalismo público, gestão administrativa e gestão de pessoas. Realizou viagens enogastronômicas e cursos no país e no exterior, como Vale dos Vinhedos, Cone sul e Europa. Organiza workshops, cursos, jantares harmonizados, treinamento de equipes e consultoria geral. Escreve sobre viagens, vinhos e gastronomia.