Quinta-feira, 18 de Abril de 2024

Diretor da Attuale fala sobre como a loja se tornou sinônimo de sucesso e sofisticação em PG

2020-11-29 às 13:41

Surgida há 21 anos, a Attuale se consolidou, ao longo do tempo, como uma loja completa em artigos para a casa, com produtos de alta qualidade e excelência no atendimento. Fundada pelo empresário João Emiliano Carneiro, a loja iniciou as suas atividades trabalhando com presentes, decoração, utensílios de cozinha e listas de casamento. Pouco tempo depois, surgiram os primeiros itens de mobiliário e enxoval. Hoje, quem está à frente do empreendimento é o filho do fundador, João Vicente Barbur Carneiro (foto), que intensificou o trabalho para que a loja chegasse ao mix de produtos que oferece hoje e se tornasse um verdadeiro ícone de sofisticação e qualidade em Ponta Grossa e região. Na entrevista a seguir, João Vicente fala mais sobre a empresa e sobre a sua própria trajetória profissional.

A Attuale completou duas décadas de história. Na sua visão, quais são os maiores diferenciais da empresa?
O grande diferencial da empresa é a agilidade na entrega. Temos uma estrutura logística de grande porte para dar apoio a toda a parte comercial da empresa. Cerca de 90% dos nossos produtos são transportados por nossa frota, garantindo ganho de tempo e qualidade de serviço que atenda às nossas demandas internas. Temos muitos clientes que são de fora da cidade, aos quais conseguimos dar suporte e atendimento como se o cliente estivesse comprando algo na sua própria cidade.

Todos os meses, os colaboradores da Attuale participam de cinco a 10 horas de treinamentos, e isso se reflete na qualidade do atendimento. De onde veio a necessidade de investir na capacitação dos profissionais?
Informação e conhecimento são itens que deixaram de ser diferenciais e passaram a ser essenciais para o sucesso de qualquer atividade. Com os treinamentos semanais, buscamos trazer a nossos colaboradores um pouco do que vem ocorrendo e sendo feito em grandes centros e empresas. Sempre nos espelhamos nos grandes players do mercado para tentar oferecer e manter um atendimento diferenciado dentro da nossa empresa.

A Attuale participa com frequência de feiras nacionais e até internacionais, com destaque para os eventos realizados na Itália, na China e nos Estados Unidos. Como você enxerga a importância desses eventos?
A presença nessas feiras é obrigatória para conseguirmos entender e trazer para a nossa cidade o que está em alta e é tendência no segmento. Cada setor dentro da loja tem em uma parte do mundo de onde saem os lançamentos, os estilos ou até mesmo onde os fabricantes brasileiros se inspiram. Alinhando essas tendências com o conhecimento do mercado local, traçamos as nossas estratégias e determinamos o que vamos introduzir ou modificar no nosso mix de produtos.

Na visão do senhor, quais foram as maiores conquistas da Attuale até agora?
Acredito que a maior conquista da empresa foi conseguir representar as melhores marcas disponíveis no mercado em todos os setores em que trabalhamos. Temos orgulho de oferecer à nossa cidade o que há de melhor no mercado nacional, e percebemos também uma grande busca de pessoas de fora da cidade por nossa empresa. Hoje atendemos, com nossa logística, o estado de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, e começamos este ano a atender Distrito Federal e Rio de Janeiro.

A que o senhor atribui o sucesso da Attuale e o seu próprio sucesso como empresário?
Acredito que o sucesso de uma empresa ou pessoa vem de um somatório de coisas, como dedicação, resiliência, inovação, trabalho e, acima de tudo, ter ao seu redor pessoas que compartilham do mesmo sonho que você.

A Attuale é uma empresa familiar. O que a família representa em sua vida?
A família representa a base que molda cada indivíduo – seus princípios, ética e caráter.

Quando não está trabalhando, quais são os seus hobbies?
Gosto muito de praticar esportes e atividades ao ar livre.

O que aprendeu com a vida?
Que o conhecimento é uma das coisas que ninguém pode tirar de você, e que, independente da situação, podemos aprender sempre.

Com base na sua experiência, o que teria a dizer a quem deseja empreender?
Quando temos um sonho, devemos buscar realizá-lo de diferentes maneiras. Se não conseguimos atingir o nosso objetivo em determinado plano, devemos repensar e tentar novamente, mudando estratégias para atingir o mesmo objetivo. Não desista dos seus sonhos.

Um escritor: Mário Puzo
Um livro: O Poderoso Chefão
Um diretor: Francis Ford Coppola
Um filme: O Lobo de Wall Street
Um restaurante: Zuma
Um prato: estrogonofe
Um alimento que lembra a infância: torrada com açúcar

Por Michelle de Geus | Foto: Paola Antunes