Sexta-feira, 19 de Abril de 2024

Vinhos & Viagens: Rota do Vinho de Casablanca

2021-01-12 às 19:14

A América do Sul vem se destacando de forma surpreendente na produção de vinhos e com isso o enoturismo também tem tomado proporções significativas atraindo amantes do vinho de todas as partes do mundo. O Chile tem se destacado de forma exponencial e se tornou um dos grandes produtores mundiais pela sua qualidade ímpar, o país possui 8 regiões e 3 sub-regiões vitivinícolas e hoje vou tratar especialmente do Vale de Casablanca, onde o clima é extremamente favorável tanto para o cultivo como para produção de vinhos.

O Vale de Casablanca está localizado aproximadamente a 75km da capital Santiago e tem seu clima influenciado pelo Oceano Pacífico, mantendo temperaturas baixas em determinadas regiões o ano todo.  O Vale tem excelência principalmente na produção de castas brancas, a região é conhecida como a boutique dos vinhos brancos e é a menina dos olhos do Chile, as principais castas cultivadas em seus vinhedos são chadornnay, sauvignon blanc e pinot noir. 

Ovos de Concreto Viñedos Veramonte

 

Casablanca possui diversas vinícolas com estrutura e atividades para a família toda, além das degustações especificas para os maiores e apreciadores de vinhos, também há passeios a pé, de bicicletas, piquenique e outros. Algumas vinícolas possuem restaurantes de excelente qualidade, inclusive um deles, o Tanino, está entre os melhores restaurantes de vinícolas do mundo, título concedido pela Wine Access, do Canadá. Para realizar um passeio, um almoço ou qualquer atividade em uma das vinícolas do Vale é importante realizar reserva com antecedência através de telefones ou até mesmo email que geralmente são rapidamente respondidos. É impossível visitar todas em um mesmo dia, porém, pra quem aprecia vinhos recomendo a possibilidade de se organizar em ais de um dia, cada vinícola possui sua história, rótulos diferentes, é um aprendizado fascinante.

As vinícolas da Rota do Vinho de Casabalanca são: Casas del Bosque, El Cuadro, Emiliana, Casa Casa del Vino, Indomita, Matétic, Veramonte, Viñamar, Vinhas da Família Kingston, Loma Larga, La Recova, Vinhos Tapihue, Vinhedo de Casablanca, Willian Colle, Garces Silva e Bodegas RE.

 

Casas Del Bosque

Vinhos & Viagens

por Patrícia Ecave

Patrícia Ecave é jornalista, digital Influencer e sommelière paranaense. Trabalhou com radiojornalismo, assessoria de imprensa, eventos, produção de vídeos, funcionalismo público, gestão administrativa e gestão de pessoas. Realizou viagens enogastronômicas e cursos no país e no exterior, como Vale dos Vinhedos, Cone sul e Europa. Organiza workshops, cursos, jantares harmonizados, treinamento de equipes e consultoria geral. Escreve sobre viagens, vinhos e gastronomia.